segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Manifesto Pró-Brincadeira


Há uns dias atrás, à conversa com o avô Pitu, verbalizei algo que sinto há algum tempo: o que eu mais gosto de fazer com o meu filho é brincar!

Podem achar que é uma ideia um pouco radical, mas é o que sinto: não gosto de mudar fraldas, não gosto de dar comida, não gosto de fazer maldades (gotas no nariz, cortar unhas, etc.) não gosto de dar banho, mas gosto muito de brincar.

A lista do que gosto é muito mais extensa e repleta de intensidade: é bom ler livros com ele, é bom dançar, é bom fazer figuras 'tristes' a imitar os sons dos animais, é bom gatinhar e passar por baixo da mesa (quando se consegue), é bom saltar de quadrado em quadrado no tapete para lhe ensinar as cores, é bom jogar à apanhada na garagem quando regressamos a casa, é bom subir para o carrinho sozinho para darmos um passeio, é bom fazer legos, é bom apanhar e arrumar os brinquedos em conjunto enquanto se brinca ao 'por na caixa', é bom fazer vrumm, vrumm enquanto se empurra carrinhos pelo chão, é bom fazer 'um pacotinho' quando se sai do banho, e até é bom fazer um ó-ó fingido, numa almofada no chão.

Não me canso de brincar com ele, de ensinar e aprender... perdoem-me as opiniões distintas da minha, mas os meus filhos são acima de tudo os meus melhores companheiros de brincadeira. E não obstante a idade que tenham, havemos sempre de brincar: algumas brincadeiras serão mais sérias que outras, mas não há nada mais importante do que saber brincar... e acreditem, que é uma excelente forma de educar (sei do que falo, porque ainda hoje brinco com o meu pai!)

Mas como esta ideia não é minha, e não pretendo usurpá-la, há um filme do Roberto Bengini que espelha muito bem o conceito: "A Vida é Bela"

1 comentários on "Manifesto Pró-Brincadeira"

dina on 15 de setembro de 2009 às 10:25 disse...

e ainda não chegaste à altura do baloiço e do escorrega
ai é de arrasar :D

 

Um Novo Sol Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez